blog imagem topo

O coaching pessoal pode auxiliar as pessoas em diversos aspectos, assim como promover mudanças positivas na vida pessoal e profissional.

O Coaching é um processo que tem o objetivo de melhorar a performance de uma pessoa utilizando várias áreas da ciência e do comportamento humano, promovendo mudanças duradouras e positivas na vida pessoal e profissional dos coachees (clientes). Esta é uma metodologia indicada para quem quer superar suas limitações ou transformar sua vida de maneira a alcançar seus objetivos rapidamente.

Em momentos em que se sente em falta de ideias, perspectivas novas e as coisas parecem não se encaixar, um treinamento de Coaching Pessoal pode ajudar o indivíduo a voltar ao seu caminho e ir atrás de suas metas.

Como o Coaching funciona?

O Coaching trabalha questões emocionais e comportamentais para que o cliente alcance suas metas. Além do Coaching Pessoal, o treinamento pode ser feito para questões profissionais, negócios e até mesmo para emagrecimento.

O coach é o profissional que ministra o processo de Coaching. Ele deve desenvolver um forte laço de confiança com seu cliente, de modo a auxiliá-lo a atingir seus objetivos. Para isso, deve haver uma conversa honesta que permita a identificação dos problemas e comportamentos limitantes, a fim de que seja feita uma programação de sessões para trabalhar essas dificuldades com o cliente.

As sessões podem acontecer individualmente ou em grupo, normalmente em consultórios ou em espaços adequados para reuniões, mas também pode ser feito na casa do cliente, em lugares públicos como parques e centros de compras ou até mesmo on-line.
É bom frisar que, apesar da descrição ser similar, o Coaching não é uma terapia, já que pode ser feito por qualquer profissional qualificado, seja psicólogo ou não. O treinamento envolve uma série de ferramentas próprias para que os participantes consigam trabalhar suas dificuldades, visando a melhoria de seu desempenho em diversas áreas.

Para quem o Coaching é indicado?

O treinamento pode ser utilizado em várias frentes, como equilíbrio emocional, planejamento financeiro, desenvolvimento intelectual, potencialização de capacidades, superação de traumas e fobias e, o desenvolvimento de autoestima. Independente do objetivo do processo, o método sempre permite que o participante tenha maior rendimento e melhor qualidade de vida.

No aspecto de valorização pessoal, o Coaching Pessoal ajuda o cliente a lidar com o medo de falhar e administrar o senso crítico interno, ajudando na identificação de pontos fortes e auxiliando a pessoa a reformular o conceito que ela tem sobre ela mesma sob um ponto de vista realista.